O ensino da Língua Portuguesa deve ter como meta fazer com que o aluno saiba adequar o uso da língua de acordo com a situação em que se encontre. O professor deve ensinar a norma culta, porém sem desvalorizar a cultura de cada aluno, não desprezando sua variante linguística e sim ensinando-o a discenir as formas de uso da linguagem, fazendo assim com que o aluno domine sua língua.
Dominar uma língua é conhecer o formal e o informal, discernindo a forma de uso de acordo com a situação comunicativa.
Sendo o homem (ser humano) um ser social, ele deve se adequar sempre com a situação social em que se encontra e isso vale para a linguagem. O professor deve fazer o aluno ter consciência disso, mas sem arbitrariedades. O aprendiz deve entender que há diversos gêneros textuais que são usados em diversos contextos. Dessa forma, o aluno utiliza a linguagem sendo aceito e não discriminado.
Os novos critérios avaliadores do livro didático demonstram tal preocupação ao exigir que haja textos que levem o aluno à reflexão sobre a linguagem e também sobre outros conceitos culturais/sociais, incentivo à prática de escrita e oralidade, e que os livros tratem da norma culta num contexto.
A importância que se destaque os gêneros textuais na aprendizagem escolar tem como consequência um aluno capacitado a comunicar-se devidamente na sociedade, visto que o estudo de gêneros textuais são abordados formas para interação social (e até alteração), ou seja, os gêneros textuais são de suma importância para um aluno poder se "desenvolver" socialmente, conviver em qualquer situação social.
Sabendo que, na sociedade, a classe dominante é muitas vezes preconceituosa, as instituições de ensino devem ensinar ao aluno que há stuações formais e informais e deve-se usar a linguagem baseado nisso.
Os livros didáticos devem ajudar a derrubar os preconceitos e não acentuá-los como ocorria nos livros de pouco tempo atrás (e que, inclusive, ainda são utilizados). Dessa maneira, os novos critérios são beneficiadores, pois exigem que haja diversos gêneros e tipos de textos e respeitam a variedade linguística, levando o aluno à reflexão.