VERBO: DANAR

Paradigma deduzido: cantar

Formas Nominais
infinitivo: danar
gerúndio: danando
particípio: danado

Presente do Indicativo
eu dano
tu danas
ele dana
nós danamos
vós danais
eles danam

Imperfeito do Indicativo
eu danava
tu danavas
ele danava
nós danávamos
vós danáveis
eles danavam

Perfeito do Indicativo
eu danei
tu danaste
ele danou
nós danamos
vós danastes
eles danaram

Mais-que-perfeito do Indicativo
eu danara
tu danaras
ele danara
nós danáramos
vós danáreis
eles danaram

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu danaria
tu danarias
ele danaria
nós danaríamos
vós danaríeis
eles danariam

Futuro do Presente do Indicativo
eu danarei
tu danarás
ele danará
nós danaremos
vós danareis
eles danarão

Presente do Subjuntivo
que eu dane
que tu danes
que ele dane
que nós danemos
que vós daneis
que eles danem

Imperfeito do Subjuntivo
se eu danasse
se tu danasses
se ele danasse
se nós danássemos
se vós danásseis
se eles danassem

Futuro do Subjuntivo
quando eu danar
quando tu danares
quando ele danar
quando nós danarmos
quando vós danardes
quando eles danarem

Imperativo Afirmativo
dana tu
dane ele
danemos nós
danai vós
danem eles

Imperativo Negativo
não danes tu
não dane ele
não danemos nós
não daneis vós
não danem eles

Infinitivo Pessoal
por danar eu
por danares tu
por danar ele
por danarmos nós
por danardes vós
por danarem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário