VERBO: CURTIR

Paradigma deduzido: partir

Formas Nominais
infinitivo: curtir
gerúndio: curtindo
particípio: curtido

Presente do Indicativo
eu curto
tu curtes
ele curte
nós curtimos
vós curtis
eles curtem

Imperfeito do Indicativo
eu curtia
tu curtias
ele curtia
nós curtíamos
vós curtíeis
eles curtiam

Perfeito do Indicativo
eu curti
tu curtiste
ele curtiu
nós curtimos
vós curtistes
eles curtiram

Mais-que-perfeito do Indicativo
eu curtira
tu curtiras
ele curtira
nós curtíramos
vós curtíreis
eles curtiram

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu curtiria
tu curtirias
ele curtiria
nós curtiríamos
vós curtiríeis
eles curtiriam

Futuro do Presente do Indicativo
eu curtirei
tu curtirás
ele curtirá
nós curtiremos
vós curtireis
eles curtirão

Presente do Subjuntivo
que eu curta
que tu curtas
que ele curta
que nós curtamos
que vós curtais
que eles curtam

Imperfeito do Subjuntivo
se eu curtisse
se tu curtisses
se ele curtisse
se nós curtíssemos
se vós curtísseis
se eles curtissem

Futuro do Subjuntivo
quando eu curtir
quando tu curtires
quando ele curtir
quando nós curtirmos
quando vós curtirdes
quando eles curtirem

Imperativo Afirmativo
curte tu
curta ele
curtamos nós
curti vós
curtam eles

Imperativo Negativo
não curtas tu
não curta ele
não curtamos nós
não curtais vós
não curtam eles

Infinitivo Pessoal
por curtir eu
por curtires tu
por curtir ele
por curtirmos nós
por curtirdes vós
por curtirem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário