VERBO: COBRIR

Paradigma: cobrir

Formas Nominais
infinitivo: cobrir
gerúndio: cobrindo
particípio: coberto

Presente do Indicativo
eu cubro
tu cobres
ele cobre
nós cobrimos
vós cobris
eles cobrem

Imperfeito do Indicativo
eu cobria
tu cobrias
ele cobria
nós cobríamos
vós cobríeis
eles cobriam

Perfeito do Indicativo
eu cobri
tu cobriste
ele cobriu
nós cobrimos
vós cobristes
eles cobriram

Mais-que-perfeito do Indicativo
eu cobrira
tu cobriras
ele cobrira
nós cobríramos
vós cobríreis
eles cobriram

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu cobriria
tu cobririas
ele cobriria
nós cobriríamos
vós cobriríeis
eles cobririam

Futuro do Presente do Indicativo
eu cobrirei
tu cobrirás
ele cobrirá
nós cobriremos
vós cobrireis
eles cobrirão

Presente do Subjuntivo
que eu cubra
que tu cubras
que ele cubra
que nós cubramos
que vós cubrais
que eles cubram

Imperfeito do Subjuntivo
se eu cobrisse
se tu cobrisses
se ele cobrisse
se nós cobríssemos
se vós cobrísseis
se eles cobrissem

Futuro do Subjuntivo
quando eu cobrir
quando tu cobrires
quando ele cobrir
quando nós cobrirmos
quando vós cobrirdes
quando eles cobrirem

Imperativo Afirmativo
cobre tu
cubra ele
cubramos nós
cobri vós
cubram eles

Imperativo Negativo
não cubras tu
não cubra ele
não cubramos nós
não cubrais vós
não cubram eles

Infinitivo Pessoal
por cobrir eu
por cobrires tu
por cobrir ele
por cobrirmos nós
por cobrirdes vós
por cobrirem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário