VERBO: CORRER

Paradigma deduzido: vender

Formas Nominais
infinitivo: correr
gerúndio: correndo
particípio: corrido

Presente do Indicativo
eu corro
tu corres
ele corre
nós corremos
vós correis
eles correm

Imperfeito do Indicativo
eu corria
tu corrias
ele corria
nós corríamos
vós corríeis
eles corriam

Perfeito do Indicativo
eu corri
tu correste
ele correu
nós corremos
vós correstes
eles correram

Mais-que-perfeito do Indicativo
eu correra
tu correras
ele correra
nós corrêramos
vós corrêreis
eles correram

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu correria
tu correrias
ele correria
nós correríamos
vós correríeis
eles correriam

Futuro do Presente do Indicativo
eu correrei
tu correrás
ele correrá
nós correremos
vós correreis
eles correrão

Presente do Subjuntivo
que eu corra
que tu corras
que ele corra
que nós corramos
que vós corrais
que eles corram

Imperfeito do Subjuntivo
se eu corresse
se tu corresses
se ele corresse
se nós corrêssemos
se vós corrêsseis
se eles corressem

Futuro do Subjuntivo
quando eu correr
quando tu correres
quando ele correr
quando nós corrermos
quando vós correrdes
quando eles correrem

Imperativo Afirmativo
corre tu
corra ele
corramos nós
correi vós
corram eles

Imperativo Negativo
não corras tu
não corra ele
não corramos nós
não corrais vós
não corram eles

Infinitivo Pessoal
por correr eu
por correres tu
por correr ele
por corrermos nós
por correrdes vós
por correrem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário